CSP-MG participa de evento do SindSeg MG/GO/MT/DF, com Leandro Karnal

Publicado em 1 de setembro de 2019
Leandro Karnal: “o mundo espera que sejamos protagonistas de nossas próprias vidas”.
Augusto Matos, presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF, e João Paulo Moreira de Mello, presidente do CSP-MG

“Resistir, transformar, adaptar e crescer, sempre com muito trabalho e dedicação. O mundo espera que sejamos protagonistas de nossas próprias vidas”. Talvez esta tenha sido a maior reflexão da palestra que o filósofo, professor e historiador Leandro Karnal proferiu no dia 29 de agosto, durante a sétima edição do “Mercado de Seguros em Debate”, evento realizado pelo SindSeg MG/GO/MT/DF (Sindicato das Seguradoras).

O CSP-MG esteve presente sendo representado pelo presidente João Paulo Moreira de Mello, e integrantes da diretoria.

Para um auditório lotado, cerca de 300 pessoas presentes, Karnal discorreu sobre temas profundos e polêmicos, sempre com aguçado senso crítico e bom humor.

Cerca de 300 pessoas, segundo a organização, prestigiaram o evento

Segundo o pensador, o mundo está em completa transformação o tempo todo. “É o que nós conceituamos como Mundo Vuca. O termo Vuca (inglês) é um acrônimo para descrever quatros características marcantes do momento em que estamos vivendo: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade”, ensina.

Karnal é taxativo ao afirmar que “aquela sensação de permanência que tínhamos anos atrás não existe mais. Neste novo cenário ou mudamos ou desapareceremos”.

A chamada zona de conforto impede que as pessoas tomem decisões mais ousadas e evoluam tanto no campo pessoal como profissional, alerta o filósofo. “É necessário sair da zona de conforto. Essa coisa se ser pessimista que o brasileiro tem não o leva a lugar nenhum. Precisamos ser realistas e levar em conta os riscos, com certeza, mas sempre nos nutrindo de pensamentos e atitudes otimistas para seguir adiante”, pontua. “Vamos arregaçar as mangas, trabalhar muito, nunca parar de estudar e aprender coisas novas”, convoca o professor.

O presidente do Sindicato das Seguradoras, Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, reforça que todo profissional, independentemente da área de atuação, deve refletir sobre a importância do seu papel na sociedade. “As reflexões trazidas por Karnal nos mostram como é importante conhecer os nossos pontos fracos e fortes para que tenhamos a oportunidade de evoluir e nos transformar em profissionais ainda mais completos, como também em pessoas melhores”, disse.

O presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, elogiou o evento. “A diretoria do SindSeg está de parabéns pela organização e escolha do tema deste encontro. Fiquei satisfeito com a palestra”, ressaltou.

Para Mello, o tema discutido (O futuro começa hoje) é pertinente para o momento que o País e o mundo atravessam. “Cultivar os bons hábitos é o que nos leva a atitudes positivas e vencedoras. Um dos momentos que destaco da apresentação foi quando o palestrante abordou a questão do determinismo. Ele foi enfático ao dizer que não estamos predestinados a ficar presos a certas situações na vida, que não nos fazem bem. Somos nós é que construímos nosso próprio futuro”.

Por Déborah Gurgel – Assessora de Imprensa

Receba as novidades do CSP MG por e-mail