Inovação em seguros e novas tecnologias na pauta do CSP-MG

Publicado em 27 de agosto de 2019
Cadu Sarkovas (Thinkseg), João Paulo Mello (presidente do CSP-MG) e Mauricio Tadeu (Ways Gestão Empresarial)
Mauricio Tadeu: “o corretor de seguros precisa tornar-se um especialista em pessoas e não apenas em produtos”.
Cadu Sarkovas: “o mundo mudou, assim como a percepção do cliente. Não é possível vender seguros como fazíamos há anos atrás”.

Inteligência artificial, modelos disruptivos, robótica, big data, internet das coisas. As tecnologias estão transformando o dia a dia do mercado segurador. Os impactos vão desde a criação de produtos mais personalizados a novas formas de comercialização.

Mas como fica a atuação do corretor de seguros diante desse novo modelo? Para discutir a questão, o Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) promoveu, no dia 23 de agosto, em Belo Horizonte, o evento “Inovação em Seguros e o Papel do Corretor”.

As palestras foram ministradas pelo consultor e professor Mauricio Tadeu Morais, da Ways Gestão Empresarial, e pelo executivo Cadu Sarkovas, da Thinkseg.

Mauricio Tadeu lembra que os hábitos de consumo mudaram com uso expressivo da internet e das redes sociais. “A tecnologia afeta a maneira como nos relacionamos. No mundo do trabalho não é diferente. Quem não estiver preparado para lidar com grandes volumes de informações, sistemas colaborativos, simplificados e inovadores, tende a desaparecer do mercado. O consumidor também mudou. Ele quer facilidade de acesso, a melhor experiência, o melhor produto com preço justo”, exemplificou.

O consultor afirma que o corretor de seguros, além de um profissional generalista precisa tornar-se “um especialista em pessoas e não apenas em produtos”.

“Nosso modelo de negócios está mudando. A prioridade é entender as demandas e o pensamento do consumidor, oferecer valor ao cliente sob a perspectiva dele. Encarar este desafio não é fácil, mas precisamos sair da zona de conforto, mudar, buscar constantemente a qualificação e o conhecimento”, ensina.

Cerca de 150 pessoas participaram do evento que aconteceu no auditório da ACMinas, em Belo Horizonte

Cadu Sarkovas acredita que todo processo de mudança exige humildade, esforço e vontade de aprender. “O caminho da tecnologia é sem volta. Quem não entende isso fica fora do jogo. O mundo mudou, assim como a percepção do cliente. Não é possível vender seguros como fazíamos há anos atrás. Precisamos nos tornar ainda mais relevantes na vida do cliente, levando a solução que ele quer”, enfatizou.

Janaina Luz (diretora do Clubcor-MG), Gustavo Bentes (vice-presidente do Sincor-MG), Cadu Sarkovas e Mauricio Tadeu (palestrantes), João Paulo Mello, Fabiana Resende e Sergio Prates, membros da diretoria do CSP-MG

O presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, destacou que os corretores devem manter-se na vanguarda e atentos às mudanças do mercado.  “Vamos ‘afiar’ nossas mentes, refletir sobre nossa profissão e as transformações pelas quais o setor vem passando. Precisamos quebrar paradigmas, fazer diferente. Só assim permaneceremos indispensáveis ao mercado e ao consumidor”.

Cadu Sarkovas (Thinkseg), João Paulo Mello (presidente do CSP-MG), Janaina Luz (diretora do Clubcor-MG), Gustavo Bentes (vice-presidente do Sincor-MG) e Mauricio Tadeu (Ways Gestão Empresarial)

Cerca de 150 pessoas participaram do evento. O público pôde fazer perguntas aos palestrantes e aos demais integrantes da mesa, que foi formada por: João Paulo Mello (presidente do CSP-MG), Fabiana Resende (diretora social do Clube), Gustavo Bentes (vice-presidente do Sincor-MG) e Janaina Luz (diretora do Clubcor-MG). A mediação ficou a cargo do vice- presidente do CSP-MG, Sergio Prates.

Por Déborah Gurgel – Assessora de Imprensa

Fotos: Arnaldo Athayde

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