Nilton Molina avalia longevidade e previdência

Publicado em 7 de outubro de 2016

Palestra Nilton Molina
O presidente do Conselho de Administração da Mongeral Aegon Seguros e Previdência, Nilton Molina, foi o convidado do almoço palestra realizado no dia 4 de outubro, em Belo Horizonte, pelo Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) e pelo Clube dos Corretores de Seguros do Estado de Minas Gerais (ClubCor-MG).
O executivo avaliou os impactos da longevidade na sociedade e na Previdência Social e Privada. “O Brasil se tornará um país ‘velho’, por conta de índices de natalidade cada vez menores, combinados com uma maior longevidade da população baseada, principalmente, em uma melhor qualidade de vida e nos avanços da saúde”, afirmou.
Neste cenário, Molina considera que é “inevitável e urgente” a adoção de medidas restritivas no que tange à Previdência Social e suas regras, pois em poucos anos haverá mais beneficiários e menos contribuintes. Segundo ele, em comparação ao restante do mundo, o modelo brasileiro é um ponto fora da curva, por isso propõe a “criação de um novo sistema, para aqueles nascidos a partir do ano 2000, para que tal distorção seja corrigida gradativamente no futuro”.
O executivo acredita que é necessário educar todas as gerações, sobretudo as mais jovens, para a necessidade da prevenção em relação aos riscos sociais, ou seja, a incapacidade profissional, a morte prematura e a sobrevivência (aposentadoria), contando, para isso, com as opções oferecidas pelo mercado privado.
O presidente do ClubCor-MG, Helder Lara Barbosa, considera que o evento foi uma “verdadeira aula” sobre Previdência. “Nilton Molina é um dos agricultores do mercado de seguros, abnegados profissionais que vão deixando sementes pelo caminho por onde vão passando. Ele vem semeando, há muitos anos, as sementes do Seguro de Pessoas e da Previdência Privada”.
Para o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, “Molina aborda demografia, atuária e economia numa linguagem acessível de forma que todos entendam a Previdência Social, seus desafios e necessidades irrefutáveis de mudança, além do importante papel da iniciativa privada neste contexto, que é o de levar as soluções disponíveis à população”.
Palestra Nilton Molina
Palestra Nilton Molina
Palestra Nilton Molina
Palestra Nilton Molina
Palestra Nilton Molina

Receba as novidades do CSP MG por e-mail