Saúde e odonto: mercado em expansão amplia oportunidades para corretores

Publicado em 29 de maio de 2013

Com 19 milhões de usuários, a assistência odontológica é a
área do ramo de benefícios que mais cresce no País registrando taxas de 20% ao
ano. O setor de saúde suplementar também deu um salto nos últimos anos,
passando de 32 para 48 milhões de clientes, e hoje responde por 38% de toda
arrecadação do mercador segurador brasileiro.
Os números foram apresentados durante o workshop “Saúde e
Odontológico: aprendendo a vender mais”, realizado pelo CSP-MG, no dia 28
de maio, no auditório do Sindseg MG/GO/MT/DF.
De acordo com a sócia-fundadora do Grupo Saúde Brasil, Maria
Inês Miguel, os planos de saúde e odontológico são hoje um dos principais
desejos de consumo das famílias brasileiras atrás apenas da casa própria e de bens
duráveis, como o automóvel. Um cenário bem diferente daquele com o qual ela se
deparou quando resolver abrir sua corretora há 18 anos, quatro anos antes da
regulamentação do setor de saúde suplementar, que ocorreu em 1998.
“Enquanto a maioria dos corretores atuava no ramo de
automóvel, decidi apostar na área de benefícios, pois acreditava no potencial
desse segmento”, conta. O tempo comprovou que a tese de Maria Inês estava
certa.  O setor se consolidou e hoje
oferece um leque de oportunidades para os profissionais que querem atuar nesse
mercado.
 
O caminho para obter sucesso, no entanto, exige “muita persistência,
entusiasmo, iniciativa e, sobretudo, paixão”. Para Maria Inês, os clientes
precisam ser “conquistados” todos os dias. “Não ofereça apenas um produto, mas
sim a solução que o cliente necessita. E você só vai conseguir isso se conhecer
a fundo o perfil do seu cliente. O bom atendimento é o que irá nos diferenciar
no mercado”, ensina.
Além desses requisitos, o sócio-diretor da corretora Valor
Minas, Marco Antônio Brandão, acrescenta mais um que ele considera fundamental:
a definição da estratégia. “Sem não houver metas e objetivos bem estabelecidos,
dificilmente saberemos onde iremos chegar”.
Ele recomenda que o corretor planeje suas ações
cuidadosamente para que negócio possa prosperar. Outro aspecto fundamental,
segundo ele, é a prospecção dos clientes que deve se tornar um hábito diário. “Uma das formas mais eficientes é por meio de indicações,
que você consegue quando estabelece uma relação de confiança e credibilidade
com os seus clientes”.
Sorteio – Após as palestras, houve sorteio brindes
ofertados pela MetLife. Os ganhadores das três calculadoras HP foram Andreia
Noronha (Saúde Brasil), Luiz Antônio Carvalho (Jorfan), Valéria Nogueira (Bradesco
Vida e Previdência). Quem faturou o tablet foi Ivelise de Oliveira Santos (MetLife).
 
Opiniões:
“O evento foi muito bom
e os palestrantes excelentes. Tudo que foi ensinado aqui nos abre um leque de
oportunidades. Ainda não atuo com saúde e odonto mas pretendo ingressar em
breve neste mercado, que está em franca expansão”.
Marcelo Fagundes, corretor autônomo,
“Foi muito
satisfatório participar desse evento, principalmente porque foram palestras
voltadas para o meu foco do meu trabalho, que é a área de benefícios. É muito
válido conhecer as experiências de profissionais que já estão há bastante tempo
no mercado e poder aprender ainda mais com eles”.
Luciana Sá, Corretora Barbosa e Toussaint
 
Em breve, confira todas as fotos do evento na seção “Galeria”.

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