



O CSP-MG marcou presença no Fórum de Discussão Vida em Grupo, realizado no dia 13 de agosto, na sede do SindSeg MG/GO/MT/DF. O encontro foi promovido pela Comissão Técnica de Benefícios do Sindicato e reuniu gestores responsáveis pela precificação e desenvolvimento do produto Vida em Grupo nas seguradoras associadas, além de lideranças de entidades do setor. O Clube foi representando pelo presidente João Paulo Moreira de Mello. Também esteve presente o presidente do Sincor-MG, Gustavo Bentes.
O tema central do fórum foi “Precificação e Comissionamento no Seguro de Vida em Grupo”, trazendo à pauta os rumos e desafios do seguro coletivo diante da crescente concorrência por taxas e da prática de comissionamentos elevados.
Na avaliação da presidente da Comissão de Benefícios do SindSeg, Juliana Queiroz, o encontro foi um marco para o mercado segurador. Ela destacou que a iniciativa proporcionou uma “oportunidade única” de reunir seguradoras, entidades de classe e personalidades do setor para discutir os desafios e o futuro do seguro de vida coletivo.
Segundo a dirigente, diante de um cenário de taxas cada vez mais baixas e margens estreitas, o diálogo transparente se torna fundamental para a busca de soluções sustentáveis que garantam a continuidade e o fortalecimento do setor.
Juliana Queiroz ressaltou ainda que a presença de instituições como o CSP e o Sincor-MG no encontro foi essencial, pois reforça a importância da união do mercado em torno de um propósito comum: preservar e ampliar o papel do seguro de vida coletivo na proteção das pessoas e no desenvolvimento do mercado de seguros no Brasil. “Esse tipo de parceria e colaboração é o que realmente nos faz avançar. O CSP sempre contribui e colabora com o olhar e a cumplicidade de fazer com que o nosso mercado de benefícios tenha vida perene”, acrescentou.
O presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, também avaliou positivamente a iniciativa. Para ele, o fórum proporcionou uma “rica” troca de experiências e opiniões, fundamentais para que o mercado possa enfrentar os desafios atuais do seguro de vida em grupo. “O evento foi muito bom. É sempre um privilégio para o CSP-MG estar presente em fóruns que valorizam o diálogo e buscam caminhos para fortalecer o mercado”, afirmou.
Sobre os temas abordados, Mello destacou a importância da precificação coerente com os riscos, visando a sustentabilidade do ramo e do setor. “A área de seguros do Brasil é reconhecida como um exemplo de solidez e a responsabilidade da correta taxação é de todos, pois assim garantimos a confiança dos clientes e corretores”, concluiu.
Por Déborah Gurgel – Assessora de Imprensa