CSP-MG é presenteado com o livro sobre os 200 anos da Independência do Brasil, lançado pela ENS

Publicado em 27 de maio de 2022
Obra tem enfoque na demografia, economia e fatos históricos do mercado de seguros ao longo do bicentenário do País

O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) foi presenteado com o livro “Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil e cenários para o século XXI”, que analisa as transformações ocorridas no País sob a ótica da economia e da demografia, somadas à história do mercado segurador brasileiro.

Editada pela ENS, a obra é de autoria do demógrafo José Eustáquio Diniz Alves e do professor e economista, Francisco Galiza, com prefácio e apresentação da diretora de Ensino Técnico da Escola, Maria Helena Monteiro. 

O autor José Eustáquio analisou as transformações ocorridas nos últimos 200 anos do Brasil. “De uma economia pequena, agrária e rural, marcada por regimes autoritários, patrimonialistas, o Brasil de 1822, composto por uma sociedade de baixa renda, com altas taxas de analfabetismo, mortalidade e natalidade, tornou-se, por suas recentes conquistas, uma das 10 maiores nações em termos demográficos e econômicos”.

O economista Francisco Galiza relacionou a história do mercado de seguros com a evolução do Brasil. No evento de lançamento do livro, no dia 16 de maio, ele contou como delimitou na obra a relevância social do seguro, partindo do contexto demográfico e das demandas da sociedade. “O método que usei para escrever o texto foi compilando 30 fatos econômicos, que extraí da minha base bibliográfica e das entrevistas que realizei com alguns executivos do mercado de seguros”. 

Galiza ainda comentou a relação de cada tema abordado no capítulo que produziu. “Nesses 30 fatos, temos alguns destaques específicos da área de seguros, como a criação do IRB, criação da Susep e a regulamentação da profissão do corretor de seguros. Temos também fatos relevantes que não são diretamente ligados ao setor, como a criação do Código Comercial e a criação do Código Civil, que são fatores que deram o embasamento legal para o mercado de seguros”, enfatizou. 

Para o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, a obra é de “grande relevância para o mercado”, pois questões como a demografia e a economia impactam diretamente o setor que opera exatamente com base em estatísticas e dados econômicos e sociais como a expectativa de vida dos brasileiros.

“Agradeço à diretoria da Escola e à coordenadora Nívea Barros pela cordialidade de nos presentear com um exemplar da obra. Parabenizo a ENS e os autores pela brilhante iniciativa. O livro nos leva à reflexão sobre o papel social do seguro com base no contexto demográfico e nas demandas apresentadas pela sociedade ao longo desses dois séculos”.

Acesse a versão digital da obra neste link.

Por Déborah Gurgel – Assessora de Imprensa

Com informações da ENS