CSP-MG marca presença no almoço de lideranças do mercado, promovido pela CNseg

Publicado em 13 de dezembro de 2022
Mais de 200 lideranças participaram do evento de confraternização da CNseg
João Paulo Moreira de Mello, presidente do CSP-MG, e Landulfo de Oliveira Ferreira Júnior, conselheiro da entidade

O presidente do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG), João Paulo Moreira de Mello, representou a entidade no tradicional Almoço das Lideranças do Mercado Segurador, no dia 8 de dezembro. O evento foi promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), no Belmond Copacabana Palace Hotel, no Rio de Janeiro.

O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, apontou alguns desafios do mercado. Segundo ele, é preciso difundir a característica social positiva de um setor que repõe rapidamente a renda de uma pessoa, famílias ou empresas, estabilizando a qualidade de vida em momentos de adversidade. “Os números mostram que o setor desempenha muito bem o seu papel, ajudando diretamente os segurados que consideraram esses produtos como parte do planejamento financeiro e, indiretamente, a sociedade e a economia”.

O presidente da CNseg destacou ainda que há “muito espaço” para o mercado crescer. Nesse contexto, surge como “pilar importante para o futuro do setor”, a partir de 2023, a implantação da Iniciativa de Mercado de Seguros (IMS), criada em setembro e composta por representantes do governo e da iniciativa privada. O objetivo, segundo o dirigente, é melhorar o ambiente regulatório e a estrutura competitiva do setor.

O presidente do Conselho Diretor da CNseg, Roberto Santos, citou o processo de transição digital que o setor atravessa, incorporando ações de transparência para que os consumidores possam ser mais bem informados. “Estamos dando um passo sem volta no processo de empoderamento do consumidor e nosso maior desafio é penetrar em camadas da população que ainda não possuem os nossos produtos”, declarou.

Roberto Santos também informou que o setor deve encerrar o ano registrando um crescimento na casa dos dois dígitos, “algo incomum em outras indústrias”. E, para 2023, sua expectativa é que continue a crescer acima do PIB, “apesar do quadro desafiador que se apresenta, tanto interna, quanto externamente”. 

Também presente à confraternização, o superintendente da Susep, Alexandre Camillo, afirmou que, por meio do diálogo, e “com o apoio do competente e comprometido corpo de servidores da autarquia”, sua gestão conseguiu gerar várias entregas para o setor.

Entre essas entregas, citou as alterações no Sistema de Registro de Operações (SRO), o projeto de modernização do envio de dados à Susep pelo mercado supervisionado; a publicação da Circular 666, “que coloca a Susep na vanguarda do tema da sustentabilidade”; e o lançamento do “Painel de Inteligência do Mercado de Seguros”, a interface gráfica, em estilo dashboard, que fornece visualizações rápidas e intuitivas de dados estatísticos do mercado segurador. 

O presidente da Federação Interamericana de Seguros (FIDES), Rodrigo Bedoya, convidado internacional do almoço, trouxe mais alguns detalhes sobre a FIDES Rio 2023, considerada por ele como “muito especial”, devido à importância do mercado segurador brasileiro. Ele lembrou que na última Conferência, realizada em 2019, na Bolívia, não se podia imaginar ainda todo o impacto da pandemia, mas que, desde então, o setor regulador latino-americano tem demonstrado toda a sua capacidade de resposta, solidez e solidariedade. 

Para o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, o mercado de seguros está encerrando o ano com um olhar positivo quando ao futuro. “Com no novo governo, vislumbra-se a retomada do desenvolvimento econômico e a chegada de novos investimentos, o que certamente impulsionará a indústria de seguros”.

Mais de 200 lideranças participaram do almoço da CNseg que contou com as presenças dos presidentes das federações do setor de seguros, executivos do setor, bem como da imprensa e demais convidados.

Por Déborah Gurgel – Assessora de Imprensa

Com informações da CNseg

Fotos: CQCS