CSP-MG participa da 2ª edição da Jornada do Seguro

Publicado em 13 de dezembro de 2023
João Paulo Mello (presidente do CSP-MG), Edson Calheiros (presidente do CVG-RJ), Patrícia Leira (advogada especialista em Previdência), Antonio Daniel Mota (presidente do CSP Bahia) e William Anthony (jornalista e CEO do Universo do Seguro)
Estudantes do Instituto Techmail, instituição dedicada à viabilização de projetos de inclusão no mercado de trabalho voltado para o setor de seguros, que conta com o apoio da seguradora Zurich
Organizadores, palestrantes e jovens estudantes que prestigiaram o evento
Um dos maiores nomes do mercado segurador da América Latina, Acácio Queiroz, e o presidente do CSP-MG, João Paulo Mello
João Paulo Mello, William Anthony e a CEO da Rainha Seguros, Regina Lacerda

O CSP-MG participou da segunda edição da Jornada do Seguro, realizada em São Paulo, no dia 5 de dezembro. O evento foi promovido pelo portal Universo do Seguro e pela Revista Seguro Total. Além do apoio institucional, o Clube integrou um dos painéis do fórum.

O presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, dividiu o painel “Novas Fronteiras do Seguro de Vida e Previdência” com os presidentes do CVG-RJ, Edson Calheiros; do CSP Bahia, Antonio Daniel Mota; e a advogada e especialista em Previdência e Direito do Trabalho pela PUC-SP, Patrícia Leira. Os debates foram mediados pelo jornalista e CEO do Universo do Seguro, William Anthony.

Mello ressaltou a importância do mercado de seguros para proteção das pessoas. Citando a pandemia, lembrou que quando a sociedade mais precisou do setor ele se fez presente pagando as indenizações por mortes decorrentes da Covid-19, mesmo com a cláusula de não obrigatoriedade de cobertura em pandemias. “Foram injetados R$ 7,5 bilhões para amparar as famílias, a considerar ainda o indispensável apoio da Saúde Suplementar no atendimento aos doentes da Codiv-19 que acontece até hoje. Além da função de acolher as pessoas nos momentos mais difíceis, o seguro movimenta a economia e gera segurança para toda sociedade”, frisou.

Questionado pelo moderador do debate sobre como a transformação digital está impactando o mercado de seguro de vida, o presidente do CSP-MG foi enfático: “dizíamos antes da pandemia que o setor vivia uma revolução silenciosa. A realidade hoje é outra. Estamos passando por um processo de transformação jamais visto, com as companhias investindo pesado em produtos e serviços inovadores. O digital veio para ficar, mas certamente não substituirá as pessoas. Nosso mercado é baseado no relacionamento. Na área de Seguros de Pessoas, a oferta de vários produtos depende da venda consultiva para atender às particularidades de cada indivíduo”.

A Jornada do Seguro teve como foco a transformação setor e promoveu sobre o futuro do mercado (vida e previdência, saúde), experiência do usuário e tecnologias como a inteligência artificial. O encontro contou com a presença de corretores de seguros, prestadores de serviço do mercado, executivos de seguradoras.

Um dos pontos altos do evento foi a participação do executivo, Acácio Queiroz, que foi entrevistado pelo jornalista William Anthony, abordando a temática “Despertando para uma Nova Visão Empresarial”. Um dos maiores empresários do Brasil, Queiroz é um dos nomes mais relevantes da indústria seguradora da América Latina.

A jornada contou com a presença maciça dos estudantes do Instituto Techmail, uma importante instituição dedicada à viabilização de projetos de inclusão no mercado de trabalho voltado para o setor de seguros. O programa de capacitação conta com o apoio da seguradora Zurich e da Fundação Zurich. É destinado a jovens de 16 a 21 anos em situação de vulnerabilidade, que estejam cursando o Ensino Médio em escolas públicas na cidade de São Paulo. A coordenação fica a cargo da professora Suzana Opatrny.

Por Déborah Gurgel – Assessora de Imprensa