CSP-MG participa de painel sobre vida e previdência no Digital Insurance Week

Publicado em 13 de maio de 2025

O presidente do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG), João Paulo Moreira de Mello, participou do painel “Vida, Previdência e Capitalização”, realizado no dia 7 de maio durante o Digital Insurance Week, evento online promovido pelo portal Universo do Seguro. O encontro reuniu especialistas de todo o País para debater os desafios e oportunidades no mercado.

Com mediação do jornalista William Anthony, CEO do Universo do Seguro, o painel contou com a presença de Alexandre Dominguez (CEO da ALM Seguradora), Anderson Mundim (presidente do CVG-SP), Joceli Pereira (diretora de Pesquisa e Inovação do ISB Brasil), José Carlos (O Alfaiate do Seguro) e Paulo Henrique Gomes (superintendente comercial da CAPEMISA para RJ-SP-ES).

Durante sua participação, João Paulo destacou o momento positivo vivido pelo setor de seguros de pessoas no Brasil, impulsionado por uma maior conscientização da sociedade e pelo esforço conjunto de entidades como FenaPrevi, CNseg, CSPs, CVGs, Movimento Minha Vida Protegida, seguradoras e corretores. “Estamos vendo um movimento de mobilização e conscientização muito interessante em várias regiões do Brasil. O seguro de vida deixou de ser um tabu e passou a ser percebido como ferramenta essencial de proteção financeira”, afirmou o dirigente.

O presidente do CSP-MG também enfatizou a necessidade de aumentar a base de profissionais atuantes no ramo. “Não temos corretores de seguros suficientes no Brasil para atender à população economicamente ativa que ainda está descoberta. O crescimento do setor passa necessariamente pela formação e qualificação de novos profissionais”, pontuou.

Outro destaque da fala foi a importância da transformação digital para ampliar o alcance do seguro de vida, tornando viável a comercialização de produtos com tíquete médio mais acessível. “A digitalização permitiu uma revolução. Hoje conseguimos oferecer seguros com valores a partir de R$ 20 de forma ágil e eficiente, o que era praticamente inviável há alguns anos”, observou Mello.

O presidente do CSP-MG também comentou sobre a recente transformação de associações de proteção veicular em seguradoras. “Essas novas companhias já operam com produtos de automóvel e, certamente, entrarão com força nos seguros de pessoas. Elas trazem uma mentalidade de comunicação direta com o consumidor e podem agregar muito ao setor tradicional”, analisou.

Ao final, João Paulo agradeceu ao Universo do Seguro pela oportunidade de participar do painel e reforçou o papel do CSP-MG na promoção da cultura do seguro. “Foi um prazer dividir esse espaço com tantos profissionais comprometidos com o desenvolvimento do mercado. Seguimos firmes em nossa missão de fomentar conhecimento, debater soluções e fortalecer o seguro de pessoas em Minas Gerais e em todo o Brasil”, concluiu.

Por Déborah Gurgel – Assessora de Imprensa