CSP-MG prestigia seminário do CVG-SP sobre inovação em subscrição

Publicado em 23 de agosto de 2018
João Paulo Mello (presidente do CSP-MG), Silas Kasahaya (presidente do CVG-SP) e David Novloski (conselheiro do CVG-PR)
João Paulo Mello (presidente do CSP-MG), Silas Kasahaya (presidente do CVG-SP) e David Novloski (conselheiro do CVG-PR)

O presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, participou de seminário promovido pelo CVG-SP e pelo IRB Brasil Re, no dia 23 de agosto, no auditório do SindSeg-SP. O evento abordou o tema “Inovação em subscrição: como ser mais ágil e preciso na subscrição sem aumentar o risco do negócio”.

A diretora de Subscrição de Vida e Longevidade do IRB Brasil Re, Alessandra Martins Monteiro, ministrou palestra para um público formado por executivos de seguradoras, autoridades do mercado e corretores de seguros.

Em pauta, assuntos como os modelos preditivos construídos a partir de informações generalizadas, extraídas de Big Data; estudos para melhorar a experiência do cliente; uso das redes sociais na subscrição; processo decisório de aceitação do seguro e nova metodologia de precificação para seguro de vida.

Alessandra Monteiro, diretora do IRB Brasil Re, fala das novas técnicas de subscrição
Alessandra Monteiro, diretora do IRB Brasil Re, fala das novas técnicas de subscrição

Segundo a especialista, um dos desafios do mercado de seguros e resseguros é a busca de soluções mais eficientes de subscrição, que permitam tanto ao segurador quanto ao ressegurador a identificação dos riscos reais do cliente para precificá-los da melhor maneira. O foco deve ser na fidelização e no desenvolvimento de produtos mais adequados às necessidades do consumidor.

Inovação. Essa é a palavra-chave no processo. De acordo com a diretora do IRB, há várias ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado como como o Big Data, gadgets de monitoramento e inteligência cognitiva. Essa última otimiza o uso de informações disponíveis para melhorar a análise e subscrição de risco, levando em consideração hábitos de consumo dos clientes, estilo de vida etc.

“A palestra foi excelente na medida em que apresentou técnicas mais avançadas de subscrição em seguros de vida com capitais variados. O mercado precisa estar atento para oferecer alternativas que atendam à realidade dos consumidores”, destacou o presidente do CSP-MG, João Paulo Mello.

Por: Déborah Gurgel – Assessora de Imprensa